Mais uma palestra de grande importância foi apresentada por nosso diretor técnico Sr. Ricardo Oliveira, na reunião da RedePetro Pernambuco. Desta vez o assunto foi ligado à área administrativa, o tema: Gestão de Conflitos.
Dando seguimento a uma atividade que enriquece bastante as nossas reuniões, o diretor técnico da RedePetro Pernambuco e também sócio da Soldatec, Sr. Ricardo Oliveira, apresentou no último encontro a Palestra Gestão de Conflitos.
Iniciando a apresentação, o Ricardo exibe um slide com a frase: “Na crise, crie!”
Sobre o tema, o palestrante colocou: “Qualquer um de nós, na vida pessoal ou nas organizações, passa por situações que geram conflitos. E, saber como reagir a estas situações é o mais importante”.
Trazendo um pouco do conceito:
No latim, CONFLICTUS, significa um estado antagônico de ideias, pessoas ou interesses, e não passa, basicamente, da existência de opiniões e de situações divergentes ou incompatíveis.
“O conflito nos tempos atuais é inevitável e sempre evidente. Entretanto, compreendê-lo, e saber lidar com ele, é fundamental para o seu sucesso pessoal e profissional”. (BERG, 2012)
Conflitos são naturais e em muitos casos necessários. No entanto muitos deles são desnecessários e destroem valores, causando prejuízo para as empresas e pessoas que nela trabalham.
O grande desafio é: Transformar conflitos organizacionais em oportunidades
Com uma referência do consagrado autor da área de administração, CHIAVENATO afirma “O conflito é inevitável, o administrador precisa conhecer a respeito de suas possíveis soluções ou resoluções. A solução de um conflito passa quase sempre pelo exame das condições que o provocaram”.
Tipos de conflitos:
-Conflito pessoal: como a pessoa lida com ela mesma
-Conflito interpessoal: ocorre entre indivíduos, quando duas ou mais pessoas encaram uma situação de maneira diferente
-Conflito organizacional: advém do resultado das dinâmicas organizacionais que estão em constante mudanças
-Conflito Interno: ocorre entre departamentos ou unidades de negócios mas sempre tem como raiz o conflito entre pessoas
-Conflito externo: com outra empresa, governo ou até com outro indivíduo
-Conflito percebido: quando as partes percebem e compreendem que o conflito existe – conflito latente
-Conflito experenciado: conflito velado
-Conflito manifestado: expresso através de comportamento de interferência ativa ou passiva – conflito aberto
Fatores causadores de conflitos nas organizações
-Internas: caráter tecnológico, estrutural ou comportamental
-Escassez de recursos
-Choque entre metas e objetivos: em sua grande maioria por falta de comunicação
Condições conflitantes
-Ambiguidade de papel: expectativas são pouco claras e confusas
-Objetivos concorrentes: tarefas diferentes, focando objetivos diferentes
-Recursos compartilhados: se um grupo aumentar o outro vai perder
-Interdependência de atividades: um grupo depende do outro para desempenhar sua tarefa
Natureza dos conflitos
-Do comportamento
-Estrutural
-Externa
Logo após a palestra, como é de praxe, houve um debate com os presentes aprofundando o tema. Foi muito enriquecedor as perguntas e esclarecimentos dado pelos que lá estavam.
QUANDO O GESTOR DEVE AGIR?
Para finalizar, o palestrante alerta: “Dependendo de como seja gerenciado, um conflito pode ser o causador de problemas para a empresa. Cabe ao gestor administrar é saber direcionar no melhor caminho”.
A palestra você pode ler e baixar clicando abaixo:
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